terça-feira, 10 de julho de 2012


Atividade 4.3   

Mídia- na Educação no contexto escolar(Silvio P.Costa)
Ao lermos o texto de Sílvio P. Costa “Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis” percebe que a realidade das escolas de Florianópolis é parecida com a realidade da minha escola. Assim como lá, a escola também possuem  acesso a computadores,filmadora, máquina fotográfica digital, internet, jornais, revistas, gibis,  livros de literatura. Porém, o que aqui também falta ou impede o bom/correto uso dessas ferramentas é a falta de formação suficiente e adequada dos profissionais que trabalham nesses setores.
Mesmo nós profissionais sermos de uma geração que não teve muito contato com a informação, não podemos nos esquecer de que nossos alunos são de uma geração que nasceu apertando botões e por isso eles têm tanta facilidade em lidar com as tecnologias. Esses conflitos em muitos casos não são de fácil entendimento e acabam prejudicando o bom andamento dos estudos em uma escola.
Partindo do pressuposto de que a escola pode sim utilizar e reinventar o modo de como utilizar as mídias, queremos deixar registrado que em nossa unidade escolar há ainda muito para se fazer para alcançar o nível desejado de qualidade/quantidade de uso das mídias na educação. Porém estamos no caminho: hoje, nossa escola possui  uma sala de informática para os alunos e computadores disponíveis aos educadores e, há também máquina digital, filmadora, projetor multimídia, revistas, jornais, TV e rádio. Falta ainda melhorarmos a metodologia utilizada para trabalhar com elas. Temos uma professora de informática no turno matutino (Selma) e uma no turno vespertino (Elaine).As professoras trabalham com o projeto- jogos de alfabetização e matemática (utilizando internet)  que transcorre com entusiasmo por parte dos alunos. São também realizadas pesquisas monitoradas na internet, leitura e interpretação de notícias lidas em revistas e jornais.  No horário do reforço  de alguns alunos, eles vão para a sala de informática para trabalharem produções de textos e outras atividades.
Acreditamos que estamos no caminho certo e que assim como nós, outros profissionais da educação também se motivem a aprender mais para melhorar sua vida de docente e contribuir com a melhor participação dos discentes da unidade escolar.

         A escola, portanto, deve cumprir seu papel de formadora do novo cidadão e, para isso, não dispensar a colaboração que os meios de comunicação podem dar. O professor deve levar ao aluno a compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas pela mídia, contribuindo para formação de um receptor ativo, seletivo e autônomo em relação aos sentidos originais das mensagens midiáticas, reconstruindo seu próprio significado.
         Conclui-se esta reflexão  com as palavras de um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia do século XXJean Piaget:
A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.  Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. (Jean Piaget).


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